Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições micrometeorológicas e desenvolvimento do tomateiro em casa-de-vegetação, sob cobertura plástica foto-seletiva

Processo: 07/57897-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Ester Holcman
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microclima   Radiação solar   Desenvolvimento vegetal   Plásticos   Tomate   Tomateiro

Resumo

A radiação solar e a temperatura são os fatores climáticos que mais afetam o desenvolvimento do tomateiro. Em regiões de intensa radiação solar e elevadas temperaturas, os produtores procuram limitar a radiação solar e promover a ventilação no interior das casas-de-vegetação para reduzir a temperatura, principalmente através de malhas aluminizadas. Porém, o uso destas malhas provoca diminuição da radiação fotossinteticamente ativa (RFA) no interior da casa-de-vegetação, reduzindo a taxa fotossintética do tomateiro. No presente estudo será avaliada a influência da cobertura plástica foto-seletiva nos elementos microclimáticos e no desenvolvimento do tomateiro em ambiente protegido. O experimento será realizado na área experimental do Departamento de Produção Vegetal, da ESALQ, Universidade de São Paulo, em Piracicaba, SP. O primeiro ambiente será coberto com filme plástico comum anti-UV (PEBD) e o segundo por filme plástico foto-seletivo. Os experimentos serão conduzidos no delineamento em blocos ao acaso, contendo 5 repetições e 4 tratamentos compostos por duas variedades de tomate (Olympo e Gisele) e duas soluções nutritivas com condutividades elétricas diferentes ao longo do ciclo do tomateiro, em um esquema fatorial 2x2. Cada experimento será coberto com um filme plástico diferente (foto-seletivo e anti-UV). A fertirrigação será realizada por gotejamento. Serão monitorados em cada experimento, os parâmetros de produção e de qualidade do tomateiro, assim como a eficiência no uso da água pela cultura. As avaliações microclimáticas serão comparadas aos dados obtidos no posto meteorológico localizado próximo aos experimentos. Além disso, será avaliada a influência do microclima estabelecido pelo uso do plástico foto-seletivo no desenvolvimento e produtividade do tomateiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOLCMAN, ESTER; SENTELHAS, PAULO CESAR; MELLO, SIMONE DA COSTA. Cherry tomato yield in greenhouses with different plastic covers. Ciência Rural, v. 47, n. 10, . (08/58624-1, 07/57897-1)
ESTER HOLCMAN; PAULO C. SENTELHAS; SIMONE DA C. MELLO. Alterações microclimáticas provocadas por diferentes coberturas plásticas em ambiente protegido cultivado com tomate tipo cereja no sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 30, n. 2, p. 125-133, . (07/57897-1, 08/58624-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOLCMAN, Ester. Microclima e produção de tomate tipo cereja em ambientes protegidos com diferentes coberturas plásticas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.