Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimentos básicos de genética segundo professores e docentes e sua apresentação em livros didáticos e na academia: aproximações e distanciamentos

Processo: 07/59854-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 04 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Fernanda Franzolin
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Genética   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Genetica | Livro Didatico | Transposicao Didatica

Resumo

Apesar de sua complexidade, o conhecimento científico se caracteriza por sua confiabilidade, gerada pelo consenso entre a comunidade científica. Esse conhecimento também contribui para a constituição do saber escolar e apresenta especificidades que justificam necessidade de ensiná-lo. Isso, porém, não significa apresentá-lo nas escolas a mesma maneira como os cientistas em seus congressos. A transposição didática, a transformação do objeto de saber em um objeto de ensino, é necessária. Os livros didáticos são grandes determinantes dos conhecimentos de ciências ensinados na escola. São também apontados pela literatura como uma das fontes das concepções alternativas disponíveis aos alunos. Sobre os conhecimentos de genética, estudos recentes se preocupam com as concepções e dificuldades dos estudantes sobre o tema. Os conhecimentos de genética são centrais no ensino de Biologia e estão presentes na vida cotidiana. Diante desses pressupostos esta pesquisa pretende investigar: 1) quais são os livros didáticos mais utilizados nas escolas de maior e menor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio; 2) quais são os conhecimentos básicos que os alunos deveriam saber sobre genética ao final do Ensino Médio, segundo docentes universitários que lecionam disciplinas da área; 3) como esses conhecimentos estão presentes nesses livros didáticos e como se aproximam e se distanciam dos saberes acadêmicos. Será adotada uma metodologia de pesquisa qualitativa utilizando-se e aprimorando-se um ferramental de análise elaborado e utilizado em pesquisas anteriores. Esse permite tanto apontar conhecimentos que estão distantes do conhecimento científico como analisar a necessidade dos distanciamentos para a compreensão do aluno em seu desenvolvimento etário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANZOLIN, Fernanda. Conhecimentos básicos de genética segundo professores e docentes e sua apresentação em livros didáticos e na academia: aproximações e distanciamentos. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.