Busca avançada
Ano de início
Entree

Paradigmas da catalogacao no seculo xxi: interfaces de um dialogo entre marcont initiative e marc21 na perspectiva da ciencia da informacao.

Processo: 08/53664-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 09 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
Beneficiário:Fabiano Ferreira de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Representação temática   Web semântica

Resumo

Verifica-se, atualmente, uma tendência para a disponibilização de recursos e conteúdos informacionais em formato digital e a não utilização de padrões adequados para representar e descrever estes recursos, considerado alvo de preocupação da comunidade científica. A tese levantada indica que o padrão MarcOnt concomitantemente com os instrumentos de descrição da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, podem propiciar uma melhora na performance de recuperação das informações para leitura e compreensão pelas máquinas, no atendimento às expectativas do usuário e a possibilidade de interoperabilidade semântica entre os ambientes informacionais. A proposição consiste em verificar na literatura científica a aplicabilidade e a funcionalidade das tecnologias e instrumentos que estão disponíveis atualmente, como padrões de representação e descrição de forma e de conteúdo, no âmbito digital. Objetiva-se, identificar e analisar o uso e a aplicação do MarcOnt, suas similaridades e diferenças com o padrão de metadados MARC21, da área de Biblioteconomia, na tentativa de compará-los e articulá-los com as ferramentas para a padronização de descrição dos aspectos de forma e de conteúdo de recursos informacionais, componentes do conhecimento da Ciência da Informação. Com uma metodologia de análise exploratória e descritiva do tema será possível uma compreensão do MarcOnt e as tecnologias que estão abarcadas no âmbito das bibliotecas digitais para a construção Web Semântica. Pretende-se, a partir das variáveis de comparação entre os dois instrumentos, obter parâmetros que permitirão a avaliação dos padrões e sua aplicação e demonstrar a performance do instrumento tecnológico estudo no processo de recuperação da informação e identificação do recurso informacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Elementos de interoperabilidade na catalogação descritiva: configurações contemporâneas para a modelagem de ambientes informacionais digitais. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.