Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo longitudinal de trajetorias de desempenho escolar.

Processo: 07/58904-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Elaine Cristina Gardinal Pizato
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Eficiência

Resumo

O ensino fundamental é um período de transição na vida da criança. Nessa fase se constroem novas amizades, há uma permanência maior na escola e se desenvolvem habilidades acadêmicas específicas. Todos esses desafios podem requerer um repertório prévio para o enfrentamento e este pode estar relacionado com a permanência na educação infantil. Baseado nesses pressupostos, o presente estudo tem como objetivo principal investigar, longitudinalmente, a importância de algumas variáveis da criança e dos contextos familiar e escolar durante o primeiro ciclo do ensino fundamental, verificando como estas se relacionam com desempenho, ao longo dos anos escolares. A amostra será composta de aproximadamente 350 participantes de ambos os sexos, estudantes das cinco escolas públicas de ensino fundamental de Dois Córregos - SP. Os participantes serão divididos em três grupos através dos seguintes critérios: Grupo 1 - alunos com pelo menos dois anos de educação infantil; Grupo 2 - alunos com um ano de educação infantil; e Grupo 3 - alunos sem educação infantil. As crianças serão avaliadas em três etapas: 2a, 3a e 4a séries. Os respectivos professores também participarão como informantes nestas três etapas. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Raven; TDE; Avaliação Pedagógica (níveis I, II e III); SSRS - Formulário do aluno; Questionário de Auto-descrição; Perfil de Auto-percepção para Crianças; Inventário de Fontes de Stress Escolar, Entrevista Sociométrica, SSRS - Formulário do professor e Escala de Envolvimento de um Membro Adulto da Família. Sugere-se que a freqüência na educação infantil desenvolve competências cognitivas, afetivas e interpessoais que farão diferença no decorrer dos anos no ensino fundamental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Um estudo longitudinal de trajetórias de desempenho escolar. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.