Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores tradicionais e nao-tradicionais da sindrome metabolica, resistencia a insulina e sua relacao com medidas antropometricas. brams: brazilian metabolic syndrome study

Processo: 07/58638-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Bruno Geloneze Neto
Beneficiário:Christiane França Camargo Stabe
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Resistência à insulina   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Medidas Antropometricas | Obesidade | Resistencia Insulinica

Resumo

A obesidade é definida, basicamente, como um aumento da gordura corporal, porém a distribuição desta gordura relaciona-se com a síndrome metabólica e a resistência insulínica. O objetivo do trabalho é verificar a associação entre marcadores tradicionais da síndrome metabólica, como perfil lipídico, insulina, glicemia e pressão arterial, e não-tradicionais, como enzimas hepáticas, fibrinogênio, ácido úrico, proteína C-reativa, ácidos graxos livres e adiponectina, com medidas antropométricas usuais, como medidas das circunferências da cintura, quadril e razão cintura-quadril, e medidas antropométricas não-usuais, como medidas da circunferência do pescoço, da coxa e razão pescoço-coxa, entre pacientes não-diabéticos e diabéticos, divididos em três subgrupos: magro, sobrepeso e obeso. Com a finalidade de validar a resistência insulínica medida através dos marcadores bioquímicos, será realizado o clamp euglicêmico-hiperinsulinêmico, padrão-ouro de avaliação da sensibilidade a insulina, em 10% do total de voluntários de cada grupo. Serão feitas análises de associação e comparação entre os marcadores da síndrome metabólica e as medidas antropométricas, e entre os grupos. Os resultados deste estudo deverão contribuir para disponibilizar ferramentas diagnosticas da resistência insulínica e síndrome metabólica amplamente aplicáveis em estudos populacionais, podendo, em alguns casos, substituir as medidas antropométricas usuais quando da impossibilidade destas (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STABE, CHRISTIANE; JUNQUEIRA VASQUES, ANA CAROLINA; OLIVEIRA LIMA, MARCELO MIRANDA; TAMBASCIA, MARCOS ANTONIO; PAREJA, JOSE CARLOS; YAMANAKA, ADEMAR; GELONEZE, BRUNO. Neck circumference as a simple tool for identifying the metabolic syndrome and insulin resistance: results from the Brazilian Metabolic Syndrome Study. CLINICAL ENDOCRINOLOGY, v. 78, n. 6, p. 874-881, . (07/58638-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STABE, Christiane França Camargo. A circunferência do pescoço como marcador da resistência à insulina e síndrome metabólica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.