Bolsa 07/57712-1 - Frutas, Leite - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência da proporção de um mix leite/polpa de maracujá na produção de pó obtido por 3 diferentes métodos de secagem

Processo: 07/57712-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Javier Telis Romero
Beneficiário:Kelly Tafari Catelam
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Frutas   Leite   Pós   Secagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Frutas | Leite | Pos | Secagem

Resumo

O mercado para produtos em pó está em grande ascensão. A cada dia são lançados novos produtos, fruto da tecnologia cada vez mais comum e avançada. Além dos tradicionais sucos de frutas em pó, hoje se pode encontrar desde preparados para vitaminas até bebidas alcoólicas como a tradicional "caipirinha" (mistura de açúcar, suco de limão e álcool). Atualmente, são cada vez mais comuns as formulações de "mix" (blends) de sabores e ingredientes. No caso do "mix" de leite e suco de maracujá proposto neste projeto, tal mistura de sabores já é utilizada há alguns anos em iogurtes e bebidas lácteas. Também já é de conhecimento do consumidor o "mix" de sucos de frutas em pó como laranja e acerola, manga e pêssego, entre muitos outros, além das recém lançadas vitaminas em pó de leite com polpas de frutas. O presente projeto tem como objetivo a desidratação de um “mix" de leite desnatado e polpa de maracujá no secador de leito vibro-fluidizado, secador por atomização ("spray dryer") e em liofilizador. Todos os processos visam à formação do produto na forma de pó e serão avaliadas as diferenças dos orodutos finais em cada um destes processos de desidratação, uma vez que os três apresentam vantagens e desvantagens. O leite desnatado será utilizado para avaliar tanto a formação do "mix" de leite e maracujá, quanto sua eficiência na substituição de parte dos aditivos comumente utilizados na produção deste tipo de produto, como, por exemplo, a maltodextrina e a goma arábica, os quais têm como função a diminuição das dificuldades tecnológicas encontradas na secagem de sucos de frutas e outros produtos com alta quantidade de açúcar devido à higroscopicidade e termoplasticidade, em altas temperaturas e umidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CATELAM, KELLY TAFARI; FAVARO TRINDADE, CARMEN SILVIA; ROMERO, JAVIER TELIS. WATER ADSORPTION ISOTHERMS AND ISOSTERIC SORPTION HEAT OF SPRAY-DRIED AND FREEZE-DRIED DEHYDRATED PASSION FRUIT PULP WITH ADDITIVES AND SKIMMED MILK. Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 6, p. 1196-1203, . (07/57712-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CATELAM, Kelly Tafari. Estudo da influência da proporção de um mix leite/polpa de maracujá na produção de pó obtido por três diferentes métodos de secagem. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.