Busca avançada
Ano de início
Entree

Ressonâncias, reflexos e confluências: três maneiras de conceber as semelhanças entre o sonoro e o visual em obras do Século XX

Processo: 08/51621-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Eduardo Henrique Soares Monteiro
Beneficiário:Alexandre Siqueira de Freitas
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poética   Análise musical

Resumo

A multiplicidade de maneiras de integrar música e artes visuais intrigou compositores e suscitou diversas obras. A compreensão das correspondências poéticas entre as artes e seus reflexos em obras de Debussy, Messiaen, Scriabin e Jorge Antunes constituem nosso principal objeto de estudo. A poética é entendida como fazer artístico, segundo as definições de Souriau e Pareyson com base aristotélica, e tem em sua essência uma abertura à interdisciplinaridade. A partir de uma reflexão conceitual e da análise de obras musicais, propomos um estudo comparado de literatura musical para identificar matrizes comuns de correspondência poética. Bosseur nos fornece, através de exemplos de obras musicais e plásticas, inúmeras possibilidades de interpenetração entre as duas artes. Dahlhaus nos auxiliará na confrontação da estética frente à historicidade do objeto de estudo e Bent na constituição das linhas de força de nossas análises musicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)