Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação microbiológica e efeito da pasta de hidróxido de cálcio associada a clorexidina como medicação intracanal no tratamento de dentes decíduos humanos com polpa necrosada

Processo: 07/01183-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 08 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Elisa Maria Aparecida Giro
Beneficiário:Juliana Oliveira Gondim
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Dente decíduo   Microbiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dente decíduo | Microbiologia | necropulpectomia | Odontopediatria

Resumo

É de grande importância a manutenção dos dentes decíduos exercendo sua função na cavidade bucal até a época da esfoliação natural para o correto desenvolvimento da dentição permanente. Entretanto, a preservação desses dentes quando ocorre a necrose da polpa tem sido um grande desafio. O sucesso do tratamento endodôntico depende de vários fatores e, dentre eles, a redução ou eliminação da infecção bacteriana parece ser o mais importante. Contudo, para que isso ocorra, é imprescindível a identificação dos microrganismos envolvidos no processo de infecção pulpar. Poucos estudos foram realizados com o objetivo de identificar a microbiota específica dos canais radiculares de dentes decíduos com necrose pulpar e o efeito do curativo de demora na eliminação da infecção residual, o que dificulta um consenso entre as diversas Faculdades de Odontologia. Atualmente, técnicas bastante sensíveis e precisas de Biologia Molecular estão disponíveis para a identificação e quantificação em tempo real de microrganismos presentes no interior de canais radiculares, porém, a literatura é limitada na utilização desta tecnologia para a identificação de microrganismos presentes nas infecções endodônticas de dentes decíduos. Este trabalho tem como objetivo identificar e quantificar os microrganismos presente no interior dos canais radiculares de dentes decíduos humanos com necrose da polpa com e sem lesão radiográfica; analisar a eficiência de diferentes curativos de demora intracanal e avaliar o índice de sucesso clínico e radiográfico dos tratamentos realizados. Neste experimento serão utilizados 16 dentes decíduos com polpa necrosada sem lesão radiográfica e 16 dentes com lesão radiográfica. No qual, após o preparo biomecânico, estes dentes serão divididos em 2 grupos de tratamento: Grupo I – o canal radicular será preenchido com pasta de hidróxido de cálcio e Grupo II – o canal radicular será preenchido com pasta de hidróxido de cálcio com clorexidina gel a 2%. Cada dente será considerado uma unidade experimental. Após abertura coronária, será realizada uma coleta inicial dos microrganismos presentes no interior do canal radicular com o auxílio de cones de papel absorvente esterilizados. Uma segunda coleta será realizada após o preparo biomecânico e uma terceira coleta após o período de permanência do curativo de demora. Os canais radiculares serão obturados com pasta de hidróxido de cálcio espessada com óxido de zinco. Em seguida, será realizada a extração do DNA de cada amostra microbiológica e a identificação e a quantificação dos microrganismos presente no interior dos canais radiculares em cada uma das etapas de avaliação será feita utilizando Real-time PCR. Após finalização do tratamento endodôntico, o sucesso dos tratamentos realizados será avaliado por meio de acompanhamento clínico e radiográfico periódico por 180 dias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONDIM, JULIANA O.; AVACA-CRUSCA, JULIANA S.; VALENTINI, SANDRO R.; ZANELLI, CLESLEI F.; SPOLIDORIO, DENISE M. P.; GIRO, ELISA M. A.. Effect of a calcium hydroxide/chlorhexidine paste as intracanal dressing in human primary teeth with necrotic pulp against Porphyromonas gingivalis and Enterococcus faecalis. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 22, n. 2, p. 116-124, . (07/01183-0, 07/54433-4)
JULIANA OLIVEIRA GONDIM; JOSÉ JEOVÁ SIEBRA MOREIRA NETO; DÉBORA ALINE SILVA GOMES; ELCILAINE RIZZATO AZEVEDO; FABIANO JEREMIAS; ELISA MARIA APARECIDA GIRO. In Vivo study of an intracanal dressing of calcium hydroxide/chlorhexidine in necrotic primary teeth. Braz. J. Oral Sci., v. 13, n. 1, p. 70-75, . (07/54433-4, 07/01183-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONDIM, Juliana Oliveira. Efeito antibacteriano e sucesso clínico/radiográfico da pasta de hidróxido de cálcio associada à clorexidina como medicação intracanal no tratamento de dentes decíduos humanos com polpa necrótica. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.