Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades e mecanismo de acao de proteinas do complexo salivar de hematofagos (amblyomma cajennense e haementeria depressa) sobre o processo hemostasico e linhagens tumorais.

Processo: 07/54257-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Daniella Gorete Lourenço de Oliveira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade

Resumo

A potencialidade biotecnológica de proteínas e peptídeos biologicamente ativos presentes nos organismos vivos é alvo de estudo de novas moléculas que modulam fatores de coagulação e/ou agregantes plaquetários. Proteínas presentes na saliva são responsáveis pela sobrevivência parasitária de muitos animais hematófagos. Atualmente, o isolamento e a caracterização funcional e estrutural destas moléculas têm auxiliado na compreensão do mecanismo de ação e nas formas alternativas de tratamentos terapêuticos ou processos vasculares e hemostáticos. Adicionalmente então, estas proteínas também se tornaram valiosas ferramentas de aplicação biotecnológica, na busca de novos fármacos de interesse na clínica-médica. Em linhas gerais, o projeto enfoca a caracterização bioquímica, enzimática, farmacológica, biotecnológica e estrutural do complexo protéico presente na glândula salivar de carrapato Amblyomma cajennense e sanguessuga Haementeria depressa. Desta forma, o estudo propõe um "screening" de atividade das moléculas protéicas da glândula salivar de A. cajennense e H. depressa para dar prosseguimento ao trabalho de caracterização de moléculas citotóxicas e inibidoras de proteases, já desenvolvido por nosso grupo, bem como para nos possibilitar a comparação das mesmas com seqüências de proteínas depositadas em bancos de dados que possuem a mesma atividade. As proteínas recombinantes isoladas serão caracterizadas quanto a seu perfil citotóxico e quanto à sua atividade no sistema hemostático. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO OLIVEIRA, DANIELLA GORETE; ALVAREZ-FLORES, MIRYAM PAOLA; LOPES, ADRIANA RIOS; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA MARISA. Functional characterisation of Vizottin, the first factor Xa inhibitor purified from the leech Haementeria vizottoi. THROMBOSIS AND HAEMOSTASIS, v. 108, n. 3, p. 570-578, SEP 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.