Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da interacao fluido-estrutura usando o metodo da fronteira imersa: aplicacao ao estudo do escoamento em torno de um cilindro confinado.

Processo: 07/02203-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Sergio Said Mansur
Beneficiário:Débora Gleice da Silva Del Rio Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos volumes finitos   Dinâmica dos fluidos computacional

Resumo

O presente trabalho se insere na linha de pesquisa "Implementação de Ferramentas Computacionais para a Simulação de Escoamentos Turbulentos" do Laboratório de Mecânica dos Fluidos Computacional (LMFC) da UNESP Ilha Solteira. Seu principal objetivo concentra-se na implementação do método da fronteira imersa na versão bidimensional do programa de simulação Fluids, desenvolvido no próprio LMFC. Em seu estágio atual, este programa já é capaz de simular escoamentos tridimensionais, com a presença de obstáculos sólidos dentro do domínio de cálculo, via solução numérica das equações de Navier-Stokes, escritas em coordenadas cartesianas. Implementado com base no método volumes finitos, o programa permite o uso dos algoritmos SIMPLE e SIMPLEC para o acoplamento pressão-velocidade, além de oferecer diferentes opções de esquemas para o tratamento dos termos advectivos – diferenças centrais, upwind de primeira e de segunda ordem, power-law e QUICK. A metodologia de simulação de grandes escalas vem sendo empregada, com duas alternativas de modelos sub-malha para o cálculo da viscosidade turbulenta – Smagorinsky clássico ou modelagem dinâmica. A principal limitação do programa reside, atualmente, na sua incapacidade de simular escoamentos no interior de geometrias complexas ou que contenham superfícies móveis. Com a implantação do presente projeto, esta classe de problemas poderá ser tratada, ampliando consideravelmente o alcance e versatilidade da ferramenta. Nesta proposta, especificamente, o escoamento no interior de sistemas contendo válvulas automáticas acionadas por diferença de pressão será investigado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Débora Gleice da Silva Del Rio. Modelagem da interação fluido-estrutura usando o método da fronteira imersa : aplicação ao estudo do escoamento em torno de um cilindro confinado. 2009. 115 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.