Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao das caracteristicas das empresas com adocao do Comite de de Auditoria x Conselho Fiscal adaptado.

Processo: 07/50748-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Ariovaldo dos Santos
Beneficiário:Fernanda Furuta
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contabilidade societária

Resumo

Os escândalos contábeis abalaram a confiança dos investidores e dos usuários das demonstrações contábeis, exigiram mudanças em relação às práticas contábeis e na transparência das informações divulgadas pelas empresas. O Congresso Americano, em resposta imediata à seqüência de escândalos contábeis, aprovou, em julho de 2002, a Lei Sarbanes-Oxley, também conhecida como SOX. Espera-se que com a introdução da Lei Sarbanes-Oxley as informações contábeis possam refletir melhor a realidade econômica da empresa. A Securities and Exchange Comission (SEC) estabeleceu que o prazo para as companhias estrangeiras, com registro no mercado de capitais norte-americano, cumprirem a Seção 301 da Lei Sarbanes-Oxley é 31 de julho de 2005 e a Seção 404 teve sua data prorrogada para 15 de julho de 2006. As empresas que atuam no mercado de capitais brasileiro e norte-americano terão que se adequar a essa nova situação dentro dos prazos estabelecidos. O presente estudo é importante devido à necessidade de investigar se, de fato, houve melhorias nas divulgações e práticas contábeis após a Lei Sarbanes-Oxley para essas empresas. Será feita uma análise das demonstrações contábeis, nos períodos anteriores e posteriores à adoção da Lei Sarbanes-Oxley, para verificar se houve diferenças significativas nas informações geradas pela contabilidade para os usuárias externos. Para isso, serão utilizados testes estatísticos. Somando-se a isso, também, serão coletados dados a partir da aplicação de questionários, com o objetivo de obter informações e opiniões de analistas de mercado e usuários das demonstrações contábeis em relação à Lei Sarbanes-Oxley e suas implicações para as empresas que operam no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FURUTA, Fernanda. A relação das características das empresas com a adoção do Comitê de Auditoria X Conselho Fiscal adaptado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.