Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores nanoestruturados para análises químicas por meio de técnicas espectroscópicas

Processo: 06/06629-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Paola Corio
Beneficiário:Jean Claudio Santos Costa
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia molecular   Nanopartículas metálicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectroscopia Molecular | Nanoparticulas Metalicas | Raman | Sers | Espectroscopia

Resumo

Este projeto visa o desenvolvimento de metodologias para a utilização do efeito Raman intensificado pela superfície (SERS - Surface-enhanced Raman scattering) no estudo espectroscópico de diferentes classes de espécies químicas. Será dada ênfase no estudo e no desenvolvimento de sensores nanoestruturados para análise de espécies em fase líquida por meio de técnicas de espectroscopia molecular. Nesse sentido, tem-se em vista a preparação de substratos SERS-ativos especificamente voltados para o estudo de determinadas classes de compostos. É proposta a construção de substratos SERS de alto desempenho para uso como sensores analíticos, na identificação, quantificação e estudo de aspectos relacionados à reatividade de substâncias de interesse ambiental como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), compostos organofosforados, compostos triazínicos, compostos organoclorados e ditiocarbamatos. Deverão também ser desenvolvidos estudos espectroscópicos sistemáticos dessas espécies. O enfoque estará voltado ao uso de técnicas espectroscópicas avançadas, com especial destaque para o desenvolvimento de metodologias de espectroscopia vibracional intensificadas. Dentre os substratos a serem investigados, podemos mencionar (I) partículas coloidais de ouro e prata (nanobastões, nanoshells, partículas bimetálicas); (II) nanopartículas de ouro e prata imobilizadas em filmes poliméricos; e (III) filmes metálicos nanoestruturados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, JEAN C. S.; CORIO, PAOLA; CAMARGO, PEDRO H. C.. Silver-gold nanotubes containing hot spots on their surface: facile synthesis and surface-enhanced Raman scattering investigations. RSC ADVANCES, v. 2, n. 26, p. 9801-9804, . (11/06847-0, 06/58748-7, 06/06629-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Jean Claudio Santos. Desenvolvimento de sensores nanoestruturados para análises químicas por meio de técnicas espectroscópicas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.