Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de produtos lacteos por novas tecnicas em espectrometria de massas: classificacao e adulteracao.

Processo: 07/54357-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Eberlin
Beneficiário:Gustavo Braga Sanvido
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Queijo   Espectrometria de massas por ionização e dessorção a laser assistida por matriz   Leite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esi-Ms | Espectrometria De Massas | Leite | Maldi-Tof | Queijo

Resumo

O leite, cuja principal função é fornecer os requerimentos aos filhotes de mamíferos, é um alimento extremamente complexo, e contem lipídios e carboidratos, proteínas e aminoácidos, vitaminas e de minerais. Segundo a FAO a produção mundial de leite em 2003 foi de aproximadamente 600 milhões de toneladas por ano. Deste total o Brasil é responsável pela produção de 23,4 milhões de toneladas por ano. Queijo é o termo utilizado para denominar um grupo de produtos extremamente dinâmicos, fabricados a partir da fermentação do leite. Os primeiros relatos de fabricação do queijo datam de 8000 anos atrás, e durante este período, o volume e a diversidade de produtos aumentou a ponto de, hoje, a produção anual ser de aproximadamente 15x106 toneladas. A classificação e autenticidade de produtos utilizados tão intensamente na alimentação humana é importante tanto para saúde dos consumidores como para o seu comércio. Logo existe a necessidade de se melhorar os métodos analíticos para a determinação da origem, a qualidade, classificação e adulteração destes produtos. A injeção direta ao ESI-MS mostra-se ser uma técnica capaz de fornecer uma caracterização rápida de misturas complexas naturais para própolis, cerveja, whisky, vinho, entre outros. Vários dos quais foram realizados por pesquisadores do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas.Sendo assim o projeto tem como objetivo a caracterização de leite bovino e queijo por MALDI-TOF e ESI-MS no que se refere à classificação, qualidade e adulteração das mesmas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTIZ, RAFAEL S.; MARIOTTI, KRISTIANE C.; SCHWAB, NICOLAS V.; SABIN, GUILHERME P.; ROCHA, WERICKSON F. C.; DE CASTRO, EUSTAQUIO V. R.; LIMBERGER, RENATA P.; MAYORGA, PAULO; BUENO, MARIA IZABEL M. S.; ROMAO, WANDERSON. Fingerprinting of sildenafil citrate and tadalafil tablets in pharmaceutical formulations via X-ray fluorescence (XRF) spectrometry. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 58, p. 7-11, . (09/07168-9, 07/54357-6)
ROMAO, WANDERSON; LALLI, PRISCILA M.; FRANCO, MARCOS F.; SANVIDO, GUSTAVO; SCHWAB, NICOLAS V.; LANARO, RAFAEL; COSTA, JOSE LUIZ; SABINO, BRUNO D.; BUENO, MARIA IZABEL M. S.; DE SA, GILBERTO F.; et al. Chemical profile of meta-chlorophenylpiperazine (m-CPP) in ecstasy tablets by easy ambient sonic-spray ionization, X-ray fluorescence, ion mobility mass spectrometry and NMR. ANALYTICAL AND BIOANALYTICAL CHEMISTRY, v. 400, n. 9, p. 3053-3064, . (09/07168-9, 07/54357-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANVIDO, Gustavo Braga. Espectrometria de massas aplicada a produção animal. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.