Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisiologia da fermentacao alcoolica: analise da expressao genica de linhagens industriais de saccharomyces cerevisiae durante o processo fermentativo.

Processo: 08/51500-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Osmar Vaz de Carvalho Netto
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação   Microarranjo   Melhoramento genético   Etanol   Expressão gênica   Saccharomyces cerevisiae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etanol | Expressao Genica | Fermentacao | Melhoramento Genetico | Microarranjo | Saccharomyces Cerevisiae

Resumo

A grande preocupação mundial com as questões ambientais tem levado autoridades de diversos países discutirem acordos que viabilizem fontes alternativas de energia renovável menos poluentes que os derivados de petróleo. O etanol tem sido um dos principais coadjuvantes dessas discussões. Como forma de maximizar a produção e melhorar a qualidade deste produto, diversos centros de pesquisa têm se empenhado para otimizar o processo da produção de etanol, melhorando tanto a dinâmica das dornas das usinas, como a qualidade da cana-de-açúcar. Outra forma de obter tal sucesso é entender o comportamento fisiológico da levedura nas dornas de fermentação visando à melhoria genética da linhagem ou mesmo as condições de fermentação. Para isso, a engenharia genética dispõe de diversas ferramentas que identificam a expressão gênica global, sendo a de micro arranjos de DNA uma das mais promissoras. Utilizando esta técnica, propomos a avaliação diferencial de genes de linhagens industriais de levedura Saccharomyces cerevisiae, retirada do ambiente altamente estressante e competitivo das dornas durante o processo fermentativo industrial para a produção de etanol. Serão realizados também experimentos em escala de laboratório para efeito comparativo. Os resultados serão utilizados como suporte em estudos sobre fisiologia e genética visando uma melhor compreensão do porquê de certas linhagens industriais serem mais adaptadas a este ambiente do que outras linhagens. Além disso, os resultados deverão posteriormente ser utilizados em estudos de melhoramento genético para fins de interesse biotecnológico, especialmente na melhor eficiência da produção de etanol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO-NETTO, OSMAR V.; CARAZZOLLE, MARCELO F.; MOFATTO, LUCIANA S.; TEIXEIRA, PAULO J. P. L.; NORONHA, MELLINE F.; CALDERON, LUIGE A. L.; MIECZKOWSKI, PIOTR A.; ARGUESO, JUAN LUCAS; PEREIRA, GONCALO A. G.. Saccharomyces cerevisiae transcriptional reprograming due to bacterial contamination during industrial scale bioethanol production. Microbial Cell Factories, v. 14, . (08/51500-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETTO, Osmar Vaz de Carvalho. Fisiologia da fermentação alcoólica: análise da expressão gênica de uma linhagem industrial de Saccharomyces cerevisiae durante o processo fermentativo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

INICIADORES OLIGONUCLEOTIDEOS DE DNA, MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES DE LINHAGENS DE SACCHAROMYCES CEREVISAE E KIT DE AMPLIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES POLIMÓRFICAS EM GENES PI1015987-8 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Gonçalo Amarante Guimarães Pereira ; Osmar Vaz de Carvalho Netto ; Felipe Galzerani ; Juan Lucas Argueso ; Fabiana de Melo Duarte ; Gustavo Gilson Lacerda ; Silvia Kazue Missawa ; Marcelo Falsarella Carazzolle - 13 de agosto de 2010