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Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada

Processo: 07/56531-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Beneficiário:Paula Baracat de Grande
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação continuada do professor   Identidade profissional   Letramento

Resumo

Este projeto objetiva analisar o processo de formação do professor com base nas identificações de professores em curso de formação continuada com diferentes conceitos, modelos e/ou programas. Com isso, pretendo contribuir para os estudos sobre as identidades profissionais dos professores e para a reflexão sobre os programas governamentais de formação continuada. Ao investigar as representações concorrentes no discurso do professor sobre conceitos-chave da sua formação, a qual é afetada por modelos que se contradizem em diferentes cursos, penso que é necessário conhecer a atuação e a formação do professor para possibilitar sua entrada nas práticas letradas de prestígio (Kleiman, 2005). Parto da hipótese de que o processo de identificação do professor com uma representação ou com outra é uma questão identitária, sendo as identidades construídas nas interações e, portanto, consideradas múltiplas (Hall, 1998). Dessa forma, o conceito de identidade torna-se central para o percurso da pesquisa e por isso será discutido nesse projeto. As análises enfocarão o discurso de professores-alunos participantes de um curso de formação continuada, oferecido no contexto do programa Teia do Saber do estado de São Paulo pela equipe do grupo Letramento do Professor, realizado entre junho e novembro de 2006 na Unicamp, em que realizei observações participantes. Esses dados já apontam para as concorrências entre representações de conceitos pelos professores-alunos e pelos formadores. Tais análises focalizarão interações em sala de aula e textos escritos pelos professores-alunos em que é possível notar essa concorrência de representações de conceitos abordados no curso. Também pretendo gerar novos dados a partir de entrevistas com alguns desses professores-alunos e possíveis observações de aulas ministradas por eles. (AU)

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