Busca avançada
Ano de início
Entree

Pragmatica dos enunciados televisivos: a escritura da proibicao e da desobediencia atraves dos corpos midiaticos.

Processo: 06/53867-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Kanavillil Rajagopalan
Beneficiário:Angela Maria Meili
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Televisão   Narração

Resumo

Os meios de comunicação têm grande importância na fundamentação da Nação, se considerarmos sua configuração dentro de um senso de nacionalidade baseado na narração contínua - a Televisão participa ativamente na integração do território brasileiro, sendo fruto de um projeto político que intervém no imaginário, fabricando a crença na representatividade do médium, ou seja, na sua correspondência com o real. Através da intervenção direta do aparelho burocrático sobre o uso das tecnologias de transmissão, o Estado vai trabalhar a favor de um projeto econômico maior, dando espaço para a Mídia de Massa exercer sua força de homogeneização e narrar o Brasil para as massas, impedindo o acesso livre aos meios. O que resulta no silenciamento como ferramenta da escritura da Nação, ou seja, o espectador reduz-se a objeto de uma pedagogia autoritária. Da contradição interna causada pela exclusão nascem os projetos de reapropriação dos meios e deslegitimação do poder tecnocrático - práticas libertárias de mídia, como as Tv's Livres que narram às margens da Nação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEILI, Angela Maria. Pragmatica dos enunciados televisivos: um estudo da proibição e da desobediencia atraves dos corpos midiaticos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.