Bolsa 07/53111-3 - Fluorose dentária, Esmalte dentário - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do chumbo na formação do esmalte fluorótico em ratos

Processo: 07/53111-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Raquel Fernanda Gerlach
Beneficiário:Giselle de Angelo Souza Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fluorose dentária   Esmalte dentário   Chumbo   Fluoretos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chumbo | Esmalte | Fluorose | Luz Polarizada | Microscopia

Resumo

A exposição do órgão dental a quantidade excessivas de fluoreto durante a fase de maturação da amelogênese resulta num defeito de mineralização do esmalte denominado fluorose. A concentração de chumbo no sangue dobra em crianças de comunidades que possuem fluoretação de água com fluoreto de silício. O flúor e o chumbo são elementos que são acumulados nos tecidos mineralizados pela sua estrutura química, que é semelhante a dos elementos mais abundantes nas apatitas. È importante testar em um modelo animal controlado, quais os efeitos de F e Pb isoladamente, ou em associação, nos tecidos mineralizados e verificar se ha modificações nos defeitos fluoróticos. Objetivos: a) verificar modificações no esmalte superficial em fotos com lupa. b) verificar modificações no esmalte em cortes transversais em microscopia de polarização, c) verificar modificações no esmalte em cortes transversais em microscopia de luz branca, d) verificar se o padrão de bandas do esmalte normal e fluorótico se modificam nos grupos tratados com chumbo. Utilizaremos 24 ratas grávidas aleatoriamente distribuídas em 4 grupos, que receberão F e/ou Pb na água: Controle, F (100 ppm de H2SÍF6), Pb (30ppm de Pb) e F/ Pb. Os ratos desmamados serão mantidos no mesmo regime até atingirem cerca de 100g. Com esse peso, 14 animais de cada grupo serão sacrificados para coleta dos incisivos superiores e inferiores para analisar o esmalte dentário (Itens 1.a, 1.b, 1. c). Outros 6 animais de cada grupo receberão administração de calceína e xilenol, sendo então sacrificados para análise do item 1.d. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Giselle de Angelo Souza. Efeitos do chumbo na formação do esmalte fluorótico em ratos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.