Busca avançada
Ano de início
Entree

O alinhamento estrategico da tecnologia de informacao e comunicacao na administracao publica:investigacao na prefeitura municipal de araraquara.

Processo: 07/52709-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 23 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Estado e Governo
Pesquisador responsável:Angelo Del Vecchio
Beneficiário:Welington José Rocha dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Reforma do Estado

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a implementação do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) pela Prefeitura Municipal de Araraquara, durante a gestão 2005-2008, e identificar os fatores intervenientes, facilitadores e inibidores, do alinhamento entre as estratégias da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e as de governo. Diante da crise econômica que tomou conta do Brasil na década de 1980, pensou-se, em 1995, a Reforma do Aparelho do Estado no Brasil, a qual tinha como uma de suas proposições a recuperação da governança. No âmbito municipal, essa proposta manifestou-se através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), o qual visa ao aumento do nível de eficiência fiscal, além da melhoria na gestão do gasto público nos setores sociais básicos. Assim, acredita-se que a implementação de soluções de TIC possa oferecer uma salutar contribuição, uma vez que o uso adequado de tal tecnologia possibilita o acesso a uma informação bem construída, integrada, útil e nos momentos necessários, para a elaboração de políticas públicas. Entretanto é preciso promover um alinhamento de propósitos entre as estratégias da TIC e as de governo, sem a qual a efetiva implementação e avaliação de políticas governamentais podem ficar comprometidas. Para a realização da pesquisa será utilizado o método qualitativo, buscando captar e compreender as especificidades do objeto, já que as mesmas não são claramente definidas tanto no plano teórico, quanto em sua forma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Welington José Rocha dos. O alinhamento estratégico da tecnologia da informação na administração pública : o caso Araraquara. 2009. 200 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.