Busca avançada
Ano de início
Entree

A gramatica no contexto teletandem e nos livros didaticos de portugues como lingua estrangeira.

Processo: 07/52681-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Douglas Altamiro Consolo
Beneficiário:Aline de Souza Brocco
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03204-2 - Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, AP.TEM
Assunto(s):Tecnologia   Gramática   Ensino e aprendizagem   Educação a distância   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino A Distancia | Ensino E Aprendizagem | Gramatica | Material Didatico | Tecnologia

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é fornece subsídio para a elaboração de um novo material didático embasado em avanços teóricos sobre a pedagogia de línguas e dados empíricos de português como língua estrangeira (PLE), posto que os materiais didáticos disponíveis no mercado, seja para contexto de aula presencial ou virtual, são deficitários e também há pouca teorização a respeito do ensino e aprendizagem de PLE. Assim sendo, para a elaboração de um novo material didático, torna-se também imprescindível a análise dos materiais existentes a fim de levantarem-se elementos positivos ou geradores de insatisfação para os professores. A partir desta análise, almeja-se elencar subsídios para a elaboração de novos materiais e sugestões para a viabilização dos mesmos. Além disso, considera-se importante analisar os materiais didáticos de PLE para oferecer aos profissionais desta área um mapeamento dos materiais didáticos existentes, a fim de auxiliá-los no momento de uma possível adoção de material didático em contextos de ensino e aprendizagem de português. Após realizada a análise, partir-se-á para a elaboração de um material didático com base nos dados coletados na interação realizada em contexto teletandem, ou seja, verificar-se-á como ocorre o ensino e a aprendizagem da gramática vinculada a situações de uso neste contexto para, a partir disso, produzir um material didático que auxilie o ensino e a aprendizagem de línguas em contexto virtual de interação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BROCCO, Aline de Souza. A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.