Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da tecnica de biopsia pulmonar transtoracica em ovinos clinicamente sadios e os efeitos do procedimento sobre o estresse oxidativo no sangue de sses animais.

Processo: 07/51713-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Roberto Calderon Gonçalves
Beneficiário:Andreza Amaral da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Pulmão   Ovinos   Estresse oxidativo   Doenças respiratórias   Sangue

Resumo

Diante da evidencia do envolvimento dos radicais livres em doenças do trato respiratório, da importância da ovinocultura na pecuária nacional e das afecções respiratórias nesta espécie, faz-se necessária a utilização de exames complementares para a elaboração de um diagnóstico preciso a precoce. O presente estudo tem por objetivo avaliar a segurança e a eficácia da técnica de biopsia pulmonar transtorácica percutânea e seus efeitos sobre o estado oxidativo na espécie ovina. Serão utilizados 20 ovinos clinicamente sadios e destinados ao abate. Com os animais manualmente contidos, serão coletadas amostras de sangue da veia jugular em tubos de ensaio contendo heparina. Após a colheita, será realizado o exame cifram seguido da biopsia pulmonar com agulha “Tru-Cut”, avaliado-se o numero de tentativas para a realização do procedimento e o tamanho dos fragmentos obtidos. Com a amostra serão confeccionadas lâminas histológicas para exame microscópico do fragmento. Uma nova colheita de sangue será realizada 30 minutos após a biopsia, e as amostras serão armazenadas a 10 C e levadas ao laboratório para a detecção indireta dos radicais fores (superózido desmutase, glutationa total e peroxidase e substancias reativas ao ácido tiobarbitúrico). Posteriormente ao abate, será realçado o exame pos mortem para avaliação de complicações da técnica e das eventuais lesões provocadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ANDREZA A.; FERREIRA, DANILO O. L.; SANTAROSA, BIANCA P.; DIAS, ADRIANO; DAMASCENO, DEBORA C.; GONCALVES, ROBERTO C. Effect of percutaneous transthoracic lung biopsy on oxidative metabolism in sheep. JOURNAL OF THE SOUTH AFRICAN VETERINARY ASSOCIATION-TYDSKRIF VAN DIE SUID-AFRIKAANSE VETERINERE VERENIGING, v. 83, n. 1 2012. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Andreza Amaral da. Avaliação da técnica de biopsia pulmonar transtoracica em ovinos clinicamente sadios e os efeitos do procedimento sobre o metabolismo oxidativo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.