Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de estratégias sob incertezas: aplicação com injeção de água acima da pressão de fratura

Processo: 06/05252-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Odair José Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de petróleo   Estratégia de produção   Reservatórios   Injeção (engenharia)   Incerteza

Resumo

A definição da estratégia de produção é uma das tarefas mais importantes na engenharia de reservatórios o processo é complexo devido à grande quantidade de variáveis envolvidas e à variedade de objetivos. As variáveis estão relacionadas com características geológicas, fatores econômicos, e decisões como alocação de poços, número de poços produtores e injetores, condições operacionais e cronograma de abertura dos poços. Os objetivos dependem do tipo de análise e normalmente estão relacionados com a maximização de lucros, de produção, ou minimização de custos e riscos. Um mecanismo que tem forte impacto no desempenho de campos de petróleo é a perda de injetividade. A injeção de água é um dos métodos mais comuns empregados na recuperação de hidrocarbonetos. Porém, durante o processo de injeção, devido às propriedades das rochas, dos fluidos ou de ambos, pode ocorrer obstrução dos poros do reservatório próximos aos poços injetores. Uma das formas para combater esse fenômeno é a injeção acima da pressão de fratura. A presente pesquisa propõe auxiliar o processo de otimização de estratégias sob incertezas proposta por Mezzomo (2005) no desenvolvimento de campos de petróleo, utilizando simulação numérica de reservatórios em casos de perda de injetividade. Reservatórios com diferentes características serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Odair José. Estudo sobre injeção de agua acima da pressão de propagação de fratura. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.