Busca avançada
Ano de início
Entree

Escolas praticas de agricultura do estado de sao paulo - o estilo neocolonial e a construcao de uma arquitetura nacional no estado novo.

Processo: 07/51233-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Lucia Duarte Lanna
Beneficiário:Marianna Ramos Boghosian Al Assal
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura No Estado Novo | Estilo Neocolonial | Historia Da Arquitetura

Resumo

O projeto de pesquisa pretende abordar a idealização, concepção do projeto e implantação das Escolas Práticas de Agricultura realizadas pelo interventor Fernando Costa no Estado de São Paulo entre 1942 e 1945, problematizando sua inserção no contexto arquitetônico e político do período em que foram realizadas. Procura-se discutir, a partir desse caso específico, o uso da arquitetura - ou de um determinado estilo arquitetônico - como materialização e reafirmação de um determinado projeto político, ou ainda, como estratégia de legitimação de poder. Propõe-se o estudo das Escolas Práticas de Agricultura sob a perspectiva da adoção da arquitetura neocolonial em um programa escolar - e do discurso ideológico específico que assume para tanto - vista como elemento constituinte do projeto da implantação das referidas escolas, executado no âmbito de órgãos públicos estaduais. Procura-se assim contribuir para uma maior compreensão de uma perspectiva de uso do estilo neocolonial onde os elementos que constituem seu vocabulário ganham destacada importância ao assumirem uma carga simbólica que se referencia e propõe novas construções para o imaginário coletivo; e onde tais construções são vistas em uma perspectiva da função social da arquitetura. Objetiva-se ainda, evidenciar novos dados para o estudo do neocolonial, em especial no que diz respeito à sua permanência até a década de 1940 não só no Brasil, mas em diversos países da América Latina, ligada, em muitos casos, a discursos políticos de reafirmação da nacionalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSAL, Marianna Ramos Boghosian Al. Arquitetura, identidade nacional e projetos políticos na ditadura varguista : as escolas práticas de agricultura do Estado de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.