Bolsa 07/56902-1 - Teste de Rorschach - BV FAPESP
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Validacao do atlas do rorschach no sistema compreensivo em amostra de pacientes com diferentes graus de comprometimento perceptivo.

Processo: 07/56902-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Latife Yazigi
Beneficiário:Thaís Cristina Marques dos Reis
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de Rorschach
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteracoes De Percepcao | Atlas Do Rorschach | Metodo De Rorschach | Qualidade Formal Do Rorschach | Validacao Do Atlas

Resumo

Este projeto faz parte de uma proposta de continuidade aos estudos de padronização e normatização do Rorschach no Sistema Compreensivo para amostras brasileiras, por meio da validação de um Atlas de localização de respostas e de uma lista de qualidade formal, FQ, dos conteúdos das respostas. O objetivo é avaliar o quanto o Atlas e a lista de FQ discriminam sujeitos não-pacientes de pacientes psiquiátricos com diferentes graus de comprometimento mental. A amostra deste estudo será de 45 pacientes adultos, selecionados pela SCID- e SCID-II (entrevistas estruturadas do DSM); de acordo com a PANSS (escala das síndromes positiva e negativa) serão divididos nos seguintes graus de severidade: (a) 15 pacientes com depressão ou ansiedade ou transtorno alimentar sem sintomas psicóticos, (b) 15 pacientes com transtorno de personalidade borderline ou transtorno esquizotípico ou transtorno de personalidade paranóide, e (c) 15 pacientes com transtorno psicótico sem estar remissão, como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, e depressão ou transtorno bipolar com sintomas psicóticos. Os protocolos serão avaliados utilizando-se o novo Atlas e a nova lista de FQ e o foco será o grau de distorção da percepção da realidade por meio dos índices X+%, Xu% e X-%. (AU)

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