Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise topologica da cinesica umbandista: construcao e avaliacao de modelos interpretativos de performances mediunicas.

Processo: 06/59162-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Beneficiário:Daniela Bueno de Oliveira Américo de Godoy
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transe   Linguagem corporal   Umbanda   Psicanálise   Etnopsicologia

Resumo

Pesquisas sobre a possessão na umbanda sugerem que o recurso à topologia numa perspectiva psicanalítica seja capaz de abarcar articuladamente os aspectos psíquicos, sociais e simbólicos do transe neste culto, de uma maneira não reducionista. Com base em aplicações da topologia em psicanálise, inauguradas por Lacan, será investigada a possibilidade de se usar quatro estruturas topológicas (Faixa de Moebius, Toro, Garrafa de Klein e Cross-Cap) para construir e avaliar modelos interpretativos de performances mediúnicas umbandistas. Os modelos serão construídos com base em dados colhidos mediante pesquisa participante em terreiros umbandistas. Serão considerados elementos cinésicos característicos das performances umbandistas. Os sentidos dos movimentos serão concomitantemente abordados na forma dos gestos intrínsecos a cada performance e na forma do relato que os médiuns lhes associam. Visa-se contribuir para a produção de um método de análise dirigido ao estudo do transe de possessão na umbanda que não se restrinja a dados verbais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)