Busca avançada
Ano de início
Entree

Os jovens da democracia: estudo dos valores politicos democraticos das coortes da juventude brasileira do periodo pos-85.

Processo: 06/61752-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Rachel Meneguello
Beneficiário:Fabíola Brigante Del Porto
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/07952-8 - A desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas, AP.TEM
Assunto(s):Jovens   Cultura política   Instituições políticas

Resumo

Este projeto reconstitui a trajetória de construção dos valores democráticos das sucessivas coortes de jovens brasileiros até 25 anos que ingressaram na política formal no período democrático pós-85. Procura-se observar a consolidação de uma cultura política democrática entre estas coortes a partir dos efeitos de alguns momentos da consolidação da democracia política no país (como as primeiras eleições diretas em 1989, o impeachment de um presidente da república em 1993 e os cenários inicial e após a eclosão da crise ética e moral com origem no legislativo do governo-Lula). Nesse sentido, os supostos deste estudo são que, por um lado, os eventos políticos do período em que as coortes ingressam no eleitorado impactam seu comportamento e a formação de seus valores políticos, por outro lado, os valores e preferências políticas destes atores são aprendidos através da socialização familiar, na escola e sob o impacto da mídia, de modo que estes jovens vão se diferenciar no cenário político em razão de suas desigualdades de origem social. As hipóteses, que serão testadas a partir da análise de dados provenientes de pesquisas por amostragem, sugerem que, com o distanciamento temporal do regime militar, os jovens tornar-se-ão mais críticos na avaliação do funcionamento das instituições democráticas, mas que a compreensão e adesão aos valores democráticos aprofundam-se com a consolidação da experiência da democracia política. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO, Fabíola Brigante Del. Jovens da democracia?. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.