Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição com algoritmos: o procedimento e o contato composicional na criação musical contemporânea

Processo: 06/06137-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:José Henrique Padovani Velloso
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento digital de sinais   Composição musical   Interatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição assistida por computador | processamento digital de sinais | processos criativos | sistemas musicais interativos | Composição

Resumo

Com a presença cada vez maior de novas tecnologias relacionadas à computação musical (computador pessoal; interfaces de controle; aplicativos para composição assistida, análise acústica e interação musical) reorganiza-se a relação entre visões abstratas e concretas da música - perspectivas investigadas por Pierre Schaeffer. Este projeto visa estudar estas questões a partir de três vias: uma primeira, teórico-analítica, objetiva o estudo de como as perspectivas abstrata e concreta aparecem na música contemporânea e de como os recursos técnicos interferem nos processos criativos. Para tanto serão realizadas leituras de textos e análises de obras de compositores como Brian Ferneyhough, Kaija Saariaho e Edgar Alandia. Uma segunda via é o estudo técnico, com o qual se pretende desenvolver soluções algorítmicas e interfaciais para a composição musical (principalmente com os aplicativos Max/MSP e OpenMusic). Isto será realizado a partir do estudo bibliográfico e da própria experiência criativa, que deverá exigir soluções técnicas específicas. Por fim, uma terceira via trará os resultados teóricos para o plano da escritura composicional, em um estudo criativo - parte integrante do mestrado em música da UNICAMP. Neste estudo, pretende-se criar peças que utilizem os recursos técnicos de composição assistida por computador e de interatividade musical. Esta pesquisa está vinculada ao projeto-temático "O computador como espaço de criação e performance musicais", coordenado pelo Prof. Dr. Silvio Ferraz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)