Busca avançada
Ano de início
Entree

A influencia dos aspectos socio-demograficos, clinicos e funcionais na qualidade de vida de idosos atendidos na universidade aberta a terceira idade.

Processo: 05/57266-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Ramos
Beneficiário:Tiago da Silva Alexandre
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Qualidade de vida

Resumo

O programa das Escolas Abertas da Terceira Idade nasceu da consciência de que a criação de oportunidades para a redescoberta de interesses intelectuais e culturais abre aos idosos a possibilidade de reintegração social e do desenvolvimento das funções intelectuais, já que a expectativa de vida da população apresentava crescimento potencial. O aumento da expectativa de vida implica na tentativa de enfrentar uma série de doenças crônico-degenerativas associadas ao processo do envelhecimento e no seu impacto na saúde pública. A autonomia, a capacidade funcional (CF), a percepção de saúde, boas condições de moradia, um estilo de vida ativo e boas relações sociais são alguns fatores que explicam a subjetiva qualidade de vida (QV) (SARVIMAKI; STENBOCK-HOLT, 2000). Um importante componente da QV para idosos é sua independência funcional. A CF é o resultado de muitos fatores associados como: presença de doenças crônicas, função cognitiva, estilo de vida e fatores psico-sociais (WANG, 2002). Considerando a Universidade Aberta à Terceira Idade um espaço potencial para responder demandas referentes ao envelhecimento bem sucedido, julgo relevante a investigação da influência de aspectos sócio-demográficos, clínicos e funcionais na QV dos idosos atendidos nesta modalidade de assistência, tendo em vista o aumento significativo da expectativa de vida desta população e suas implicações na Saúde Pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)