Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação biomecânica e fotoelástica para avaliação de diferentes técnicas de fixação interna rígida da osteotomia sagital em avanços mandibulares

Processo: 06/54109-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Marcio de Moraes
Beneficiário:Fabio Ricardo Loureiro Sato
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de fixação da arcada ósseo-dentária

Resumo

Desde o início das cirurgias para as correções das deformidades faciais, em especial as mandibulares, diversas técnicas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo do tempo. Atualmente a osteotomia sagital do ramo mandibular (OSRM) é o procedimento cirúrgico mais difundido para a correção das deformidades da mandíbula. Uma das questões técnicas ainda polêmicas diz respeito à técnica de fixação utilizada. Isso porque diversas técnicas são empregadas para essa fixação, sem a existência de um consenso entre os diversos autores. Frente a essa grande diversidade de técnicas, são necessários estudos demonstrando a eficácia e a efetividade de cada uma delas, principalmente quanto à resistência dos materiais às forças mastigatórias. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é avaliar a resistência mecânica de diferentes técnicas de fixação preconizada para osteotomia sagital dos ramos mandibulares, bem como verificar as forças de estresse exercidas nos componentes desses sistemas de fixação e zonas de maior tensão na região de contato osso-sistema de fixação e na região de contato ósseo entre os segmentos osteotomizados. Para isso, será utilizada uma amostra de 100 hemimandíbulas confeccionadas em poliuretano para estudar 4 técnicas de fixação da OSRM, utilizando sistema de fixação 2,0 mm (3 parafusos posicionais bicorticais dispostos linearmente, inseridos a 90°; 3 parafusos posicionais bicorticais dispostos linearmente inseridos a 60°; 3 parafusos posicionais bicorticais dispostos em L, inseridos a 90°; e 1 placa de cinco furos com quatro parafusos de 6mm, mais o grupo controle). As amostras serão submetidas a teste biomecânico de carregamento linear e a ensaio fotoelástico. Os resultados obtidos nesses testes serão submetidos a análise estatística para comparar, quantitativamente, as médias de carga, em kgf; e deslocamento, em mm; dos cinco grupos submetidos ao teste mecânico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUREIRO SATO, FABIO RICARDO; ASPRINO, LUCIANA; CONSANI, SIMONIDES; DE MORAES, MARCIO. Comparative Biomechanical and Photoelastic Evaluation of Different Fixation Techniques of Sagittal Split Ramus Osteotomy in Mandibular Advancement. JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY, v. 68, n. 1, p. 160-166, . (06/54109-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATO, Fabio Ricardo Loureiro. Avaliação mecanica e fotoelastica de diferentes tecnicas de fixação interna rigida da osteotomia sagital em avanços mandibulares. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.