Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre simbolos e discursos: uma analise antropologica das representacoes sociais do envelhecimento e de sua gestao e vivencia, a partir da politica publica republica de idosos de santos, sp.

Processo: 06/59039-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Júlio Assis Simões
Beneficiário:Glaucia da Silva Destro de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Políticas públicas

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar uma etnografia nas Repúblicas de Idosos de Santos-SP, que discuta o modo como o processo de envelhecimento é tratado e gerido pelo Estado, enquanto instância administrativa. As Repúblicas, uma experiência pioneira da prefeitura municipal, postula como objetivo garantir a autonomia do público alvo. O interesse é discutir o modo pelo qual a representação da autonomia do idoso é construída, e como tal discurso é internalizado pelos moradores. A pesquisa pretende analisar as representações sociais do envelhecimento pelo plano da política pública, pelos agentes da prefeitura e moradores, através de entrevistas com os idosos e funcionários municipais, bem como pela observação da relação entre os mais velhos entre si e destes com os agentes, pelo material produzido pelos meios de comunicação e pela etnografia do setor responsável. A idéia é conjugar a análise no nível micro com o macro social, a fim de compreender os significados de velhice na sociedade brasileira contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)