Busca avançada
Ano de início
Entree

Treinamento e avaliacao de alcance - preensao com estimulacao eletrica neuromuscular em tetraplegicos.

Processo: 06/58891-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 30 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Alberto Cliquet Junior
Beneficiário:Enio Walker Azevedo Cacho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Eletromiografia   Cinemática

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar a eficiência do treinamento de alcance - preensão com a EENM na melhora da área de trabalho funcional de indivíduos tetraplégicos. Serão recrutados pacientes atendidos no Ambulatório de Reabilitação Raquimedular do Hospital de Clínicas da Unicamp. A amostra constará de 60 pacientes tetraplégicos, de ambos os sexos. Os indivíduos serão divididos em, três grupos: grupo controle (realizarão fisioterapia convencional), grupo de fortalecimento (passarão por um período de fortalecimento muscular pré-treinamento e em seguida, participarão do treinamento sem EENM) e grupo de treinamento (consistirá de um período de fortalecimento muscular, seguido pelo treinamento de alcance - preensão com EENM). Instrumentos utilizados para avaliação: Padrão Internacional de Classificação Neurológica e Funcional da Lesão Medular, Medida de Independência Funcional, índice de Capacidade Instrumental da Extremidade Superior, Avaliação Funcional do Ombro, Avaliação cinemática dos movimentos e eletromiográfia dos músculos envolvidos no alcance-preensão e a avaliação de força de preensão palmar e lateral. Serão realizadas quatro avaliações (admissão, pré-treinamento, pós-treinamento e retenção). A EENM será utilizada para gerar e assistir os movimentos de alcance - preensão. O treinamento de alcance - preensão com EENM trará benefícios como o fortalecimento muscular, a facilitação do movimento voluntário e a melhora da área de trabalho funcional. Projeto aprovado no CEP (n° 595/2005) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO CACHO, ENIO WALKER; CACHO, ROBERTA DE OLIVEIRA; ORTOLAN, RODRIGO LICIO; FREIRE VIEIRA LIMA, NUBIA MARIA; DA SILVA FILHO, EDSON MENESES; CLIQUET, JR., ALBERTO. REACH AND PALMAR GRASP IN TETRAPLEGICS WITH NEUROMUSCULAR ELECTRICAL STIMULATION. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 24, n. 6, p. 450-454, NOV-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.