Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da sustentabilidade para implantacao de conjuntos habitacionais no estado de sao paulo.

Processo: 06/02326-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Alex Kenya Abiko
Beneficiário:Patricia Aulicino
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conjuntos habitacionais   Gestão urbana   Sustentabilidade urbana

Resumo

Desde a declaração da Agenda 21 em 1992, as preocupações com o atual modo de urbanização vêm se intensificando. As maiores cidades do mundo já ultrapassam os 10 milhões de habitantes tornando extremamente complexa a gestão urbana. São Paulo com quase 11 milhões de habitantes (PMSP, 2000) carrega uma massa de excluidos que atinge quase 15% desta população entre moradores de rua, favelados e moradores de cortiços. As áreas de mananciais estão ocupadas, áreas de risco também. As consequências ambientais são desastrosas como contaminação dos mananciais, erosão do solo, desabamento de encostas, os prejuízos econômicos e a instabilidade social gera um cenário de caos na cidade. Algumas posturas internacionais vêm tentando dar uma nova direção ao urbanismo mundial como o New Urbanism nos Estados Unidos e o método de avaliação de sustentabilidade de bairros e vizinhanças desenvolvido pelo USGBC nos EUA e o HQE para loteamentos na França. Nesse sentido os métodos de avaliação de sustentabilidade vêm desde 1990 incentivando boas práticas ambientais na construção civil. O objetivo deste estudo é analisar a aplicabilidade dos métodos de avaliação de sustentabilidade de áreas urbanas para a implantação de conjuntos habitacionais de interesse social escolhendo o que mais se adequa à realidade nacional e aplicá-lo em estudos de casos cuja unidade de análise será composta por conjuntos de interesse social já estudados pela Escola Politécnica da USP. Dessa maneira, espera-se avaliar os conjuntos quanto à sustentabilidade e preparar terreno para a implantação de um método de avaliação de áreas urbanas nacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AULICINO, Patricia. Análise de métodos de avaliação de sustentabilidade do ambiente construído: o caso dos conjuntos habitacionais.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.