Busca avançada
Ano de início
Entree

Familia e velhice: revisitando mitos e certezas.

Processo: 06/58454-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Guita Grin Debert
Beneficiário:Adriana de Oliveira Alcântara
Instituição-sede: Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13691-0 - Gênero, corporalidades, AP.TEM
Assunto(s):Família   Urbano   Velhice

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como as transferências intergeracionais de apoio familiar vêm se configurando em unidades domésticas compostas de pelo menos três gerações no meio rural e urbano, levando em conta a oposição cunhada por Camarano (2004) entre família de idosos em que o chefe da unidade domestica é idoso e família com idosos em que o idosos são parente do chefe interesse é compreender o caráter que essas trocas assumem para grupos distintos no que diz respeito à classe social, idade e gênero. Através de uma metodologia qualitativa, envolvendo observação de comportamento, entrevistas, a etnografia a ser realizada buscará de início, explorar três dimensões da experiência cotidiana dos idosos: 1) as trocas afetivas e instrumentais estabelecidas nas gerações da família; 2) formas de sociabilidade extra familiar desenvolvidas pelos idosos; 3) o modo pelo qual os investimentos feitos pelo idoso no corpo e na saúde são percebidos pelo grupo familiar. A pesquisa integra o Projeto Temático Gênero, Corporalidades desenvolvido no PAGU -Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Estadual de Campinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Da velhice da praça a velhice da roça = revisitando mitos e certezas sobre velhos e familias na cidade e no rural. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.