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Proposta didatica para o ensino medio de biologia: as relacoes ecologicas no cerrado.

Processo: 06/58442-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Maria de Andrade Caldeira
Beneficiário:Fernanda da Rocha Brando
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia   Comunidades vegetais   Ecologia

Resumo

O presente projeto objetiva resgatar o ensino com enfoque ecológico buscando estudar as relações existentes nos ecossistemas presentes na Reserva Legal do Campus da UNESP - Bauru, recoberto predominantemente por vegetação de cerrado. Para que essas relações ecológicas ocorram, é necessário um conjunto de outras relações. Dessa forma, poderíamos selecionar conceitos integradores da ciência ecológica e, a partir deles, estruturar quais relações estão presentes, quer no nível macro, quer no nível micro. Para tanto, serão utilizados exemplos de comunidades vegetais deste local, evidenciando as relações e interações que permitam o estudo de conceitos biológicos baseado em sistemas ecológicos. A partir dessa pesquisa, de cunho bibliográfico, serão produzidas, por alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas, seqüências didáticas para o ensino médio de Biologia. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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