Busca avançada
Ano de início
Entree

A infancia como portadora do futuro na America Latina 1916-1948.

Processo: 06/57640-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Darío Horacio Gutiérrez Gallardo
Beneficiário:Eduardo Silveira Netto Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):América Latina   Modernização   Política social

Resumo

Este projeto de doutorado objetiva pesquisar o processo de invenção da infância entre 1916 e 1963, através do qual se construiria uma futura sociedade idealizada na América Latina. Para isso pretende identificar as iniciativas e projetos apresentados e desenvolvidos por cientistas e pelos governos da região, e ao mesmo tempo evidenciar a crescente profissionalização no trato com a infância. O projeto parte da compreensão do papel representado pelos Congressos Panamericanos del Niño (1916-1963) e pelo Instituto Internacional Americano de Protección a la Infância (1927-1963) na problematização da infância no continente e no registro desse processo. As fontes são os Anais, Boletins, Conclusões dos Congressos e as publicações, os Boletins, os estudos, atas de reuniões e a documentação oficial e administrativa do Instituto. Pretende-se sobre isso realizar reflexões analíticas e comparativas, procurando as semelhanças e as diferenças da invenção da infância nos países, identificando a estruturação e desenvolvimento dos Congressos e do Instituto, e acompanhando a profissionalização das ações dirigidas à infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. A infância como portadora do futuro: América Latina, 1916-1948. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.