Bolsa 07/56968-2 - Literatura de cordel, Cultura escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A RIMA NA ESCOLA, O VERSO NA HISTORIA: um estudo sobre a criacao poetica e a afirmacao etnico-social entre jovens de uma escola publica de Sao Paulo.

Processo: 07/56968-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Maira Soares Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura de cordel   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Escolar | Cultura Juvenil E O Rap | Cultura Popular Tradicional | Jovens Afro Brasileiros | Literatura De Cordel | Perlaboracao Do Passado

Resumo

Este projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica e de campo a respeito das possibilidades de perlaboração do passado escravista, ainda muito presente na sociedade brasileira, em um contexto específico: das manifestações culturais juvenis dos alunos das 7ª e 8ª séries da EMEF José de Alcântara Machado Filho, situada na região sul de São Paulo. Com o intuito de obter subsídios para uma reflexão a respeito da discriminação e do preconceito social e racial, fortemente denunciados por esses jovens afro-brasileiros de origem nordestina e amantes da rima - no caso, o rap -"recorremos, como método de trabalho, a oficinas de literatura de folhetos nordestinos, os quais, em muitos casos, fizeram parte da cultura letrada de seus pais. Desta forma, pretendemos, ao percorrer as culturas populares tradicionais brasileiras e as culturas juvenis contemporâneas, refletir sobre os processos de rememoração, repetição e perlaboração do passado escravista brasileiro. Como parte deste projeto, continuarei participando da Pesquisa de Melhoria do Ensino Público, "Culturas juvenis X cultura escolar: como repensar as noções de tradição e autoridade no âmbito da educação?" (Fapesp/2006), sob coordenação da Profª. Dra. Mônica do Amaral, visando atender à comunidade dos bairros já citados em um trabalho conjunto com o corpo docente da EMEF José de Alcântara Machado. Um dos objetivos desse projeto é estudar as manifestações culturais juvenis como forma de identificar o que tem sido ignorado pela cultura escolar para se repensar diversos pontos nevrálgicos da escola hoje, tais como: a autoridade do professor, a relação entre as gerações, as atuações-limite dos adolescentes, etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Maira Soares. A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social em jovens de uma escola pública de São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.