Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise funcional de sistema de secrecao de xanthomonas axonopodis pv. citri e expressao durante desenvolvimento do cancro citrico.

Processo: 06/01986-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Rafael Augusto Homem
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mutagênese   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mutagenese | Pcr Quantitativo | Biologia Molecular de Microrganismos

Resumo

O cancro cítrico é, sem dúvida, uma das mais preocupantes doenças de plantas no mundo, sobretudo nos países onde a citricultura exerce papel influente na geração de empregos e divisas, como o Brasil, o maior produtor mundial de laranjas. Por esse motivo, o Brasil patrocinou o seqüenciamento completo do agente causal da doença, a bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri (“Xac”). O objetivo foi catalogar as ferramentas biológicas que o organismo possui e que pode utilizar para infectar os citros. Com isso, espera-se conhecer melhor a bactéria e seus recursos para, assim, melhor identificar possíveis alvos em programas de controle da doença. Durante o seqüenciamento completo, foram identificadas várias seqüências que codificam proteínas de sistemas de secreção. Dentre tais mecanismos, está o sistema de secreção do tipo II - SSTII (que, curiosamente, em Xac está representado por dois conjuntos no seu genoma), e que é altamente envolvido no processo de patogênese de outras bactérias causadoras de doenças em plantas. Foram também identificadas várias seqüências que teoricamente codificam para proteínas envolvidas na degradação da parede celular, as quais são secretadas através do SSTII e têm fundamental importância no processo de adaptação e patogênese de fitobactérias. Até o momento, não há uma evidência do papel desempenhado por cada conjunto gênico do SSTII de Xac e da correlação desses com a secreção de enzimas de degradação de parede celular no processo de infecção. O objetivo deste trabalho é caracterizar a expressão deste mecanismo em Xac durante o processo de instalação do patógeno na planta de citros. Para tal, será utilizada ferramenta da biologia molecular (“PCR quantitativo”) que permite monitorar a ação da bactéria, com ênfase nos sistemas e genes em questão, de tal maneira que o funcionamento (expressão) dos genes de interesse será correlacionado com o momento de sua maior necessidade ao longo da formação do cancro cítrico. Paralelamente, será identificada, com auxílio da técnica de mutagênese dirigida, a correlação entre os dois conjuntos gênicos de SSTII presentes em Xac e suas relevâncias para a manifestação da doença em planta hospedeira. Ao final, pretende-se caracterizar o papel deste mecanismo para a instalação do cancro cítrico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOMEM, Rafael Augusto. Analise funcional do sistema de secreção tipo II de Xanthomonas axonopodis pv. citri. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.