Busca avançada
Ano de início
Entree

Mito e ideologia: a sustentação da autoria em narrativas orais

Processo: 06/00156-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Leda Verdiani Tfouni
Beneficiário:Anderson de Carvalho Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Autoria   Letramento

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar a posição de autoria enquanto algo inserido no fulcro sócio-histórico dos processos semântico-ideológicos (discursivos)da língua. Assim, nosso objetivo é investigar de que maneira a posição de autoria é (des)articulada, na medida em que depende de manobras interpretativas bem sucedidas por parte do narrador (no caso de narrativas orais, como as que serão investigadas neste projeto). O "corpus"é composto por 24 narrativas orais contadas por uma mulher não-alfabetizada, moradora da periferia de Ribeirão Preto-SP. O referencial teórico mobilizado enfatizará principalmente os seguintes eixos: a teoria de letramento, a análise do discurso e a psicanálise lacaniana e a relação entre mito e ideologia. A questão do mito será tomada aqui no sentido de um interdiscurso fundante da relação de alteridade que se estabelece entre oralidade e escrita. Dessa maneira, interessa-nos, pelo paradigma indiciário que antepara nossas bases teóricas, analisar as narrativas mencionadas considerando a relação imprecisa entre geral e particular que as constitui, e que determina posições do sujeito, concatenadas pela posição-autor. Apontaremos rupturas em relação às evidências ideológicas cooptadas por um processo sócio-histórico em que a atividade narrativa oral é recalcada, para mostrar de que maneiras singulares ela também é um dos pilares dessa relação imprecisa e opaca entre o sujeito e a linguagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Anderson de Carvalho. Mito e autoria nas práticas letradas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.