Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos das propriedades das nanoparticulas precipitadas em vidros teluritos de niobio tratados termicamente na presenca de campo eletrico e sua aplicacao na geracao de harmonico de segunda ordem.

Processo: 06/55855-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Walter Maigon Pontuschka
Beneficiário:Júlia Maria Giehl
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Amplificadores ópticos   Fibra óptica   Fotônica   Nanopartículas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amplificadores Opticos | Fibras Opticas | Fotonica | Nanoparticulas | Vidrosteluricos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar uma boa maneira de impregnar a matriz vítrea de telurito de nióbio com nanopartículas de cristais de AgCl e de prata metálica para a obtenção de um bom desempenho não linear de segunda ordem e uma possível aplicação como modulador óptico. Estamos propondo um novo tipo de processo de tratamento térmico acompanhado da aplicação de campo elétrico. Para obter as propriedades não-lineares de segunda ordem será necessário destruir a simetria de inversão inerente ao material vítreo. Duas técnicas básicas serão aplicadas: a cristalização orientada mediante a aplicação de um campo elétrico externo e o "poling" que. consiste no tratamento térmico do vidro contendo as nanopartículas simultaneamente com a aplicação de uma voltagem CC à temperatura moderadamente elevada fie aproximadamente 300°C. Vamos utilizar um dispositivo óptico que será montado para caracterizar a geração do segundo harmônico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTUSCHKA, W. M.; GIEHL, J. M.; MIRANDA, A. R.; DA COSTA, Z. M.; ALENCAR, A. M.. Effect of the Al2O3 addition on the formation of silver nanoparticles in heat treated soda-lime silicate glasses. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 453, p. 74-83, . (14/22102-2, 12/05141-9, 06/55855-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIEHL, Júlia Maria. Estudos das propriedades estruturais e ópticas de vidros teluritos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.