Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao preliminar de orbitas com o gps.

Processo: 98/14358-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Rodolpho Vilhena de Moraes
Beneficiário:Aurea Aparecida da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema de posicionamento global (GPS)

Resumo

O Sistema de Posicionamento Global oferece um poderoso e relativamente barato processo para se determinar órbitas de satélites artificiais. Teoricamente, quatro satélites GPS, visíveis simultaneamente, são suficientes para se determinar os seis parâmetros orbitais de um satélite que tenha um receptor GPS a bordo. O objetivo deste projeto é determinar a órbita de um satélite artificial que leva um receptor GPS a bordo, usando a pseudodistância para fornecer as equações de medida que serão usadas no estimador, o de Mínimos Quadrados. As equações de estado são alteradas considerando-se que os seis parâmetros orbitais variam com o tempo. Uma metodologia para este processo de determinação de órbitas, incluindo um processo dinâmico e, levando em consideração as principais perturbações, vem sendo desenvolvida com a finalidade de ser utilizada em um microssatélite brasileiro. Deverão ser consideradas perturbações devidas ao geopotencial e à pressão de radiação solar. Para a modelagem das forças orbitais pode-se utilizar as modelagens matemáticas convencionais de Mecânica Celeste, sejam estas analíticas, semi-analíticas ou numéricas. Estabelecidos os modelos da dinâmica e das medidas, estima-se a órbita utilizando-se o método de Mínimos Quadrados numa forma numericamente eficiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Aurea Aparecida da. Determinação de órbitas com o GPS através de mínimos quadrados recursivo com rotações de Givens. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.