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Deficientes mentais na escola regular: investigando habilidades sociais necessarias a inclusao.

Processo: 03/12567-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Andrea Regina Rosin Pinola
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Inclusão   Deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Mental | Habilidades Sociais | Inclusao

Resumo

A partir da década de 90, intensificou-se o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação regular. Ao longo deste processo, iniciaram-se estudos e programas de intervenção, tanto para melhorar como para avaliar as condições para sua implementação. Alguns estudos constataram que a maior dificuldade da inclusão ocorre para os alunos com deficiência mental, que além de ter baixo rendimento acadêmico, apresentam dificuldades nas relações interpessoais. E como os déficits em habilidades sociais constituem um dos critérios do diagnóstico funcional para a deficiência mental, este estudo tem como propósito identificar qual é o repertório social esperado pelos professores de crianças com deficiência mental inclusas, comparando com o de crianças com dificuldades de aprendizagem e de bom rendimento acadêmico. Participarão 25 crianças com deficiência mental inclusas, os professores do ensino regular e 50 alunos que formarão dois grupos: com dificuldades de aprendizagem e com bom rendimento acadêmico. Os professores avaliarão os alunos usando o Sistema de Avaliação de Repertório Social (Gresham &Elliott, 1990), que permite aferir déficits e recursos das crianças no repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica, bem como a importância atribuída pelos professores aos itens de componentes habilidosos. Será feita a análise estatística descritiva e inferencial. (AU)

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