Busca avançada
Ano de início
Entree

Familia e escola na socializacao e formacao da identidade de criancas com deficiencia. resistencia e estrategias de adaptacao.

Processo: 97/00963-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 30 de junho de 1997
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Beneficiário:Muna Muhammad Odeh
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças com deficiência   Escolarização   Socialização   Integração social

Resumo

O ingresso da criança com deficiência na escola de ensino regular, enquanto instituição social, marca um momento crítico na sua vida, em que ela se desloca de um mundo familiar para um outro mais amplo e tipicamente menos acolhedor; o mundo da escola. A presente pesquisa procura compreender a dinâmica entre estes dois mundos/realidades no processo da formação da identidade e na integração social da criança, destacando o papel ativo desta e da sua família nas suas tentativas de superar as limitações próprias à deficiência assim como aquelas impostas pelas repercussões sociais decorrentes. A pesquisa então trata de um grupo social, entre muitos outros, que encontra dificuldades e barreiras no processo da sua escolarização enquanto indivíduo diferenciado da dita população 'normal' da escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)