Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos citogeneticos e caracterizacao de dnas satelites de especies da subfamilia hypoptomatinae ( pisces, loricariidae).

Processo: 02/11115-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Daniela Cristina Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):DNA satélite   Citogenética   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenetica | Dna Satelite | Filogenia | Sequencias Repetitivas

Resumo

O presente projeto se insere em um programa geral de estudos de Citogenética e Genética Molecular de peixes neotropicais, em desenvolvimento no Laboratório de Biologia e Genética de Peixes (IB/UNESP/BOTUCATU). O objetivo principal do presente projeto é a ampliação do conhecimento da estrutura cromossômica e molecular de Corumbataia cuestae, Parotocincius maculicauda, Otocincius affinis, Hisonotus sp. A, H. leucofrenatus e H. gibbosus. Do ponto de vista citogenético, a família Loricariidae apresenta uma ampla variedade cariotípica numérica, com valores entre 2n=36 e 2n=80 cromossomos. Por outro lado, a subfamíiia Hypoptopomatinae pode ser considerada bastante conservada sob esse aspecto, sendo que apenas Hisonotus gibbosus com 2n=58 e Otocincius aff. vestitus com 2n=72, diferem das demais espécies já cariotipadas, que apresentam 2n=54. Essa conservação de números diplóides contrasta com a diversidade dos padrões de distribuição da heterocromatina descritos para a subfamíiia. Considerando ainda que os estudos sobre a natureza das seqüências satélites de DNA são extremamente escassos e limitados a uma ou a poucas espécies de alguns grupos de peixes, o presente projeto pretende analisar, de forma extensiva, a composição e a diversidade das seqüências de DNA satélite em Hypoptopomatinae, procurando elaborar hipóteses sobre a evolução dessas seqüências genômicas, assim como no estabelecimento das relações evolutivas entre as espécies do grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)