Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da performance do sistema de amplificacao por frequencia modulada em campo para criancas deficientes auditivas usuarias de aparelho de amplificacao sonora individual.

Processo: 98/03331-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:João Candido Fernandes
Beneficiário:Carmen Silvia Carvalho Barreira
Instituição-sede: Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais (HPRLP). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência auditiva   Percepção da fala

Resumo

Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido, pode causar uma deficiência na audição. Deficiência auditiva é o nome usado para indicar uma perda de audição, ou seja, uma diminuição na capacidade de escutar sons. Estima-se que entre mil bebês, um ou dois irão nascer com problemas auditivos sérios e vinte ou trinta irão experiência uma perda auditiva até a idade de cinco anos. (BOOTHROYD, 1982; NORTHEN & DOWNS, 1989). Essas crianças portadoras de qualquer tipo de deficiência auditiva requerem um trabalho terapêutico que proporcione o desenvolvimento de suas habilidades, e que inclua interações com a família e com a escola, bem como modificações no ambiente físico e emocional. Tais procedimentos visam compensar os prejuízos primários ocasionados pela deficiência auditiva e remediar ou prevenir prejuízos secundários. Desta forma, reconhece-se que a criança com deficiência auditiva necessita de alguma assistência tecnológica maior nas salas de aula, pois a combinação dos elementos negativos de ruído, à distância e a reverberação dificultam a audição e a percepção da voz da professora. As chances de uma criança desenvolver satisfatoriamente suas habilidades de fala, linguagem, leitura e escrita poderão ser ampliadas se o ambiente for acusticamente favorável, ao passo que as pesquisas apontam os ambientes ruidosos, como causadores de problemas de inteligibilidade, comportamento e déficit acadêmico. Para oferecer melhores condições de escuta em ambientes acusticamente comprometidos, a tecnologia oferece os sistemas auxiliares de amplificação, entre eles está o Sistema de Amplificação por Freqüência Modulada (FM). Esse dispositivo é basicamente um rádio de transmissão FM que envia a voz do falante para o ouvinte através de ondas de rádio, de forma que a mensagem seja recebida em níveis superiores de inteligibilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)