Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de violência sexual durante o pré-natal e associação com a auto-percepção de saúde na gravidez

Processo: 06/52755-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Rosiane Mattar
Beneficiário:Nicole Moraes Rego de Aquino
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Cuidado pré-natal   Delitos sexuais   Saúde mental   Mulheres

Resumo

A literatura tem associado a história de abuso sexual a problemas físicos e psicossociais, com consequente aumento da busca por assistência médica. Alguns autores sugerem que as lembranças de uma agressão sexual sejam reavivadas na gravidez, facilitando a investigação do evento durante este período. Este estudo objetiva (1) Estimar a prevalência de abuso sexual, em qualquer fase da vida, em uma de mulheres grávidas do Serviço de Pré-Natal do Complexo UNIFESP-EPM; (2) Comparar entre os grupos de mulheres com e sem história de abuso sexual, o estado de saúde física e mental que as mesmas se atribuem; (3) Comparar variáveis sócio-demográficas entre os dois grupos de pacientes; (4) Caracterizar o abuso sexual. Serão aplicados: inventário de violência sexual, inventário de dados demográficos e história obstétrica pregressa e o "Medical Outcomes 12-Item Short-Form Health Survey" (SF-12) em 368 mulheres maiores de 14 anos com gestação entre 14 e 28 semanas. As respostas do questionário 1 determinarão dois grupos: o de mulheres com história de violência sexual (VSS) e o de mulheres sem história de violência sexual (VSN), que serão comparados entre si quanto às variáveis: idade, escolaridade, escolaridade dos pais, estado civil, cor, número de gestações e de abortos, estados de saúde física e mental auto-atribuídos. A violência sexual será caracterizada em penetrativa ou não penetrativa. Os achados serão submetidos a análise estatística adequada, relatados e discutidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICOLE MORAES RÊGO DE AQUINO; SUE YAZAKI SUN; ELEONORA MENICUCCI DE OLIVEIRA; MARILIA DA GLORIA MARTINS; JULIANA DE FÁTIMA DA SILVA; ROSIANE MATTAR. Violência sexual e associação com a percepção individual de saúde entre mulheres gestantes. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 6, p. 954-960, . (06/52755-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.