Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema fuzzy para deteccao de estro em rebanhos leiteiros.

Processo: 06/54546-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Daniella Jorge de Moura
Beneficiário:Leandro dos Anjos Brunassi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinocultura leiteira

Resumo

Ao longo do tempo, a detecção de cios em rebanhos leiteiros tem sido uma penosa tarefa de observação visual, prejudicando a fertilidade e reduzindo a produção de leite total do rebanho. A principal dificuldade na detecção de estro feita por meio da observação visual está relacionada ao curto período em que as vacas ficam sob observação, que é geralmente realizada durante a ordenha e o manejo de. A hipótese geral deste trabalho é a de que a aplicação de um sistema fuzzy na detecção de cios em rebanhos leiteiros aumenta a eficiência dos sistemas automatizados de detecção para mais de 80% (cios corretamente identificados) e substitui o método convencional de detecção por observação visual. Tem-se como objetivo desenvolver um sistema baseado em lógica fuzzy, capaz de identificar eficientemente o estado de cio em vacas leiteiras. Primeiramente, será feita a aquisição de dados referentes à manifestação de cio de uma vaca por meio de consulta a especialistas. O sistema fuzzy desenvolvido apresentará como resposta dois tipos de alertas: um informando se a vaca "está no cio" e outro se "não está no cio". Por fim, pretende-se validar o sistema fuzzy em campo. Os resultados do experimento do sistema fuzzy, com as vacas da fazenda, serão analisados segundo os critérios de precisão, índice de detecção, especificidade e taxa de erro. Espera-se que o sistema fuzzy desenvolvido seja uma ferramenta valiosa para otimizar a eficiência de detecção automatizada de cio das vacas leiteiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUNASSI, Leandro dos Anjos. Desenvolvimento de um sistema fuzzy para detecção de estro em rebanhos leiteiros. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.