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A linguagem do professor como mediador critico: instrumentos de transformacao social.

Processo: 06/52972-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa
Beneficiário:Fabio Wolf
Instituição-sede: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reflexão crítica   Transformações sociais   Formação de professores

Resumo

A pesquisa tem por objetivo discutir o engajamento lingüístico-discursivo do professor como subsídio que possa mediar o desenvolvimento de uma prática pedagógica intervencionista cujo foco se insere na formação de agentes críticos reflexivos em busca de sua emancipação cultural. Dessa forma, os professores buscam refletir criticamente sobre suas práticas discursivas dentro da sala de aula no sentido de problematizar, contestar e repensar as atuais correntes hegemônicas dentro da educação e como tais reflexões criam condições para que os estudantes tenham possibilidades de falar, atuar e transformar essa hegemonia cultural que os impedem de se constituir enquanto seres históricos e culturais (Freire, 1987; Giroux, 1997; McLaren, 2000). A partir desses pressupostos, a metodologia seguirá a linha colaborativa crítica, pois entende que a mudança ocorre quando a ação em conjunto proporciona espaços de discussão e de diálogo onde os sujeitos tornam-se conscientes do seu discurso como possibilidade de intervir e modificar suas práticas (Magalhães, 1998; Kincheloe, 1997). A pesquisa ocorrerá em uma escola da rede pública estadual situada num bairro periférico à cidade de Osasco. Os dados serão coletados através de gravações em áudio de aulas de um professor de história e de sessões reflexivas que se seguirão a elas. A análise dos dados seguirá a proposta de análise do conteúdo temático (Bronckart, 1997/1999) e dos turnos conversacionais (Kerbrat-Orecchionni, 1996). (AU)

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