Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilizacao/estabilizacao de d hidantoinase para producao de n carbamoil d fenilglicina.

Processo: 06/53596-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Raquel de Lima Camargo Giordano
Beneficiário:Aline Aparecida Becaro
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amoxilina Amiclina | Cadeia Lateral | D Fenilglicina | D Hidantoinase

Resumo

A cadeia lateral para produção enzimática de ampicilina é o estereoisômero éster metílico de D-fenilglicina, sintetizado a partir de D-fenilglicina. Esse último tem sido sintetizado quimicamente como mistura racêmica e purificado através de resolução racêmica com cânfora. A resolução é cara e uma alternativa a ser pesquisada é a síntese enzimática das cadeias laterais. D-feniIglicina pode ser sintetizada, partindo-se de hidantoína substituída e usando D-hidantoinase, que é capaz de catalisar a hidrólise estereosseletiva da rac-5-mono-substituídas hidantoinas para os N-carbamoil-D-aminoácidos, que podem ser convertidos para o D-aminoácido, por diazotação, ou por hidrólise enzimática usando N-carbamoil aminoácido amidohidrolase. Esta técnica tem a vantagem da esteroespecificidade das enzimas evitando a etapa de separação de isômeros, produzindo diretamente o enantiômero D para a síntese de ampicilina. Pretende-se imobilizar e estabilizar D- hidantoinase comercial, extraída de Vigna angularis, visando seu uso na síntese de carbamoil-D-fenilglicina, a partir de fenilhidantoina, iniciando o processo de síntese enzimática das cadeias laterais fenilglicina e p-OH-fenilglicina que poderão ser utilizadas para produção dos ésteres metílicos que serão usados para acilação do núcleo b-lactâmico, 6-APA gerando ampicilina e amoxicilina, em reações catalisadas por penicilina G acilase. A imobilização da enzima exige acompanhamento da formação dos estereoisômeros por cromatografia quiral e síntese do substrato fenilhidantoina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APARECIDA BECARO, ALINE; AGUIAR MENDES, ADRIANO; SABINO ADRIANO, WELLINGTON; ANTUNES LOPES, LAIANE; LOURENCO VANZOLINI, KENIA; FERNANDEZ-LAFUENTE, ROBERTO; WALDIR TARDIOLI, PAULO; BEZERRA CASS, QUEZIA; CAMARGO GIORDANO, RAQUEL DE LIMA. Immobilization and stabilization of D-hydantoinase from Vigna angularis and its use in the production of N-carbamoyl-D-phenylglycine. Improvement of the reaction yield by allowing chemical racemization of the substrate. Process Biochemistry, v. 95, p. 251-259, . (04/14593-4, 06/53596-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.