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A Capoeira Angola e os Sambas de Umbigada no processo de criacao em Danca Brasileira Contemporanea.

Processo: 06/54062-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Sara Pereira Lopes
Beneficiário:Renata de Lima Silva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/08089-1 - Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator, AP.JP
Assunto(s):Teatro   Artes cênicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Cenicas | Dramaturgia Do Atuante | Organicidade

Resumo

A dança brasileira contemporânea pode ser entendida como uma linguagem híbrida, fruto do diálogo criador entre a cultura popular e a dança contemporânea, isto é, uma linguagem estética que se alimenta de elementos da cultura popular para transbordar na cena contemporânea. Entre o popular e a cena está o processo de criação, que não envolve apenas a criatividade, mas também técnica, estudo, experimentalismo e subjetividade, pois, ao se considerar a pluralidade cultural e a diversidade corporal dos povos que constituem o Brasil e, que têm colaborado para este tecido social complexo, não se pode esperar de tal dança conceitos estáticos e uma estética padronizada. Por sua característica multifacetada, o processo de criação na linguagem em questão pode acontecer de formas variadas, porém, a nosso ver, em todos os casos o processo é fundamental para que se valha o resultado em termos estéticos e conceituais, por isso, deve ser valorizado, para não se incorrer no equívoco de formas estereotipadas e redutoras de universos tão significativos. Partindo desses princípios e com a preocupação de olhar para dança brasileira contemporânea como um movimento estético que escreve a história do Brasil, bem como a de seu povo, aqui se propõem a construção de uma metodologia de processo de criação para uma possível inserção da referida linguagem na formação de estudantes de dança. Tal proposta tem como suporte teórico e prático de um lado algumas danças populares que estão acontecendo na cidade São Paulo e de outro os estudos sobre organicidade e dramaturgia do atuante, desenvolvidos inicialmente no mestrado e que agora encontra apoio no Projeto Aspectos Orgânicos na Dramaturgia do Ator - Jovem Pesquisador (FAPESP), coordenado por Prof. Dr. Renato Ferracim, do qual a presente proposta de pesquisa está vinculada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Renata de Lima. O corpo limiar e as encruzilhadas: a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporanea. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

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