Busca avançada
Ano de início
Entree

Civilizar e educar: a consecucao do projeto escolar indigena entre os bororo do mato grosso na perspectiva da teoria da mediacao cultural.

Processo: 06/52794-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Cinthia Nakata
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/02718-6 - Missionários cristãos na Amazônia brasileira: um estudo de mediação cultural, AP.TEM

Resumo

Este projeto tem como tema de investigação a atividade pedagógico-escolar desenvolvida por missionários salesianos junto aos Bororo do Brasil Central no período que se estende de 1903 à década de 1930. Embora a congregação salesiana trouxesse da Europa uma experiência de mais de duas décadas de trabalhos na área da educação e, no Brasil, houvesse se ocupado de um leque de atividades educativas que variavam de escolas agrícolas nas zonas rurais e liceus de artes e ofícios nos centros urbanos do Sudeste, é preciso não tornar sua atuação junto aos indígenas como uma mera transposição de métodos de ensino já experimentados. Ao contrário, o corpus de práticas pedagógico-escolares que se constituiu ao longo dos anos de atividade missionária junto aos Bororo é, por certo, uma reformulação do modelo original dos salesianos. É o resultado de permanentes negociações entre missionários e indígenas, nas quais entram em jogo resistências locais a certas práticas e o progressivo conhecimento etnográfico dos religiosos. Sem pretender fazer uma história progressiva e linear da escola da missão salesiana entre os Bororó, o interesse desta pesquisa volta-se à reconstrução analítica da dinâmica das relações entre os indígenas e os missionários que acabaram por configurar estas práticas pedagógicas, bem como aos processos múltiplos de negociação sócio-simbólica implicados nesta dinâmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKATA, Cinthia. Civilizar e educar: o projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.