Busca avançada
Ano de início
Entree

Tipologia ritmica e processos de reducao vocalica: um estudo comparativo entre portugues brasileiro (pb), portugues europeu(pe) e ingles.

Processo: 06/53376-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Gladis Massini-Cagliari
Beneficiário:Livia Monteiro de Queiroz Migliorini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para um melhor entendimento da dicotomia ritmo silábico/ritmo acentuai, revendo-a de dois pontos de vista: à luz de sua definição fundadora, a partir da noção de isocronia, e a partir dos processos fonológicos de redução vocálica. O objetivo principal é contribuir para a polêmica discussão da classificação do ritmo do Português Brasileiro como silábico ou acentuai, a partir de um estudo comparativo entre essa e a variedade européia da língua, fazendo referência ao Inglês, língua cuja observação está na gênese da definição da noção de ritmo acentuai. Mais especificamente, o objetivo principal é investigar o papel da redução vocálica dentro da classificação tipológica de ritmo dessas línguas, no contexto de uma análise da dimensão fonológica - e não apenas fonética - da dicotomia ritmo silábico/ritmo acentual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIGLIORINI, Livia Monteiro de Queiroz. Estudo do ritmo do português brasileiro a partir da análise de processos fonológicos lexicais e pós-lexicais. 2008. 138 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.